Aves de Rapina

Elenco: Margot Robbie, Mary Elizabeth Winstead, Jurnee Smolett-Bell, Rosie Perez, Ella Jay Basco, Ewan McGregor

Diretora: Cathy Yan

___________________

Durante alguns anos, a maior preocupação da DC sempre foi a resolução de uma grande ameaça com escala global. O problema é que nem sempre isso é uma ferramenta necessária ou uma fórmula a ser seguida ferrenhamente em todos os filmes, ponto em que Aves de Rapina acerta em cheio.


Reprodução: Warner Bros

A premissa do filme é simples desde o início, embora sua principal interlocutora , Arlequina, seja caótica em sua forma de ver o mundo. Com isso, a diretora usa o recurso de múltiplos flashbacks da história para o seu pleno entendimento. Um artifício que demora algum tempo para fazer o público entender o que acontece, porém amarra bem as inúmeras motivações de tantos personagens novos.

Reconhecer que seus filmes podem coexistir, sendo ou não de um mesmo universo ficcional, também é um grande acerto, principalmente após o baque de críticas que foi Esquadrão Suicida (2016). A manutenção de Margot é essencial para isso. Não é porque algo deu errado que necessariamente todo o planejamento deve ser reiniciado. É notável a evolução da personagem com a manutenção de todas as qualidades que ela já possuía anteriormente.


Reprodução: Warner Bros

Vemos não só uma Arlequina independente e que tem seus questionamentos e que dá a volta por cima de seus próprios traumas, principalmente no que diz respeito ao relacionamento abusivo que sofria nas mãos do Coringa, como também o restante do grupo das Aves de Rapina, o primeiro grupo 100% feminino e não estereotipado nos cinemas: uma mensagem importante na atual conjuntura de representatividade coletivista como um todo.


Reprodução: Warner Bros

Aves de Rapina é mais um acerto recente da Warner. Com uma trama recheada de humor, carisma e girl power, finalmente vemos um respiro em uma fórmula já batida depois de uma década de exposição. Que venham mais filmes!

______________________________


4/5 – Ótimo!




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *